04 outubro 2016

Centro de Referência do Idoso participa de lançamento na Academia Brasileira de Letras


 
Fechando a programação do Setembro Verde 2016, a Lesma Editores lançou o livro “Lafaiete Rodrigues Pereira – um ilustre queluzense”, de autoria do historiador Allex Assis Milagre na Academia Brasileira de Letras, no dia 29.
Além do significado cultural para nossa cidade, este lançamento é carregado de simbolismo, pois era um sonho do autor, falecido precocemente dois meses após o lançamento da 1ª edição da obra, em 2009, que o livro chegasse nos lugares onde o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira (1834-1917) tivesse deixado seu rastro em suas várias atividades intelectuais e políticas exercidas no Brasil e também no exterior.
A obra já foi lançado, além de em Conselheiro Lafaiete junto à Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete – ACLCL; na Academia Mineira de Letras – AML, no ano passado e, agora cumpre este ciclo acadêmico na “Casa de Machado de Assis”, no Rio de Janeiro. Conselheiro Lafayette foi membro da ABL no final de sua vida como informa Allex Milagre no livro: “Em 1887, Lafayette foi recebido como membro do Conselho da Société D’Histoire Diplomatique, sediada em Paris. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1909, na vaga de Machado de Assis, não chegou a tomar posse formalmente, tendo sido considerado empossado em decorrência de seu estado de saúde.”
Coordenadora e usuários do CRI participaram do evento
Apesar da morte do autor, a proposta de lançamentos itinerantes da obra não esmoreceu. Por meio de uma parceria institucional entre a Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA e a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL o trabalho de pesquisa e divulgação do patrono de nosso município tem tido sequência com a criação conjunta do projeto Caminhos de Conselheiro Lafayette. Este projeto incluir trabalhos de pesquisas, tanto bibliográficas quanto de campo a fim de enriquecer e disponibilizar maior conhecimento acerca do patrono de nosso município que foi figura proeminente no Segundo Império, sendo ministro de D. Pedro II.