28 junho 2017

Palestra para idosos do CRAS Unidade IV

No dia 15 de Junho o Calendário Nacional prevê o Dia do Idoso. O CRAS Unidade IV – São João, comemorou no dia treze de junho, esse dia tão importante. Em uma de suas oficinas em que os idosos são público predominante, a palestra motivacional “Você tem a idade que quer ter” foi ministrada pela palestrante Juliana dos Santos Carvalho, pedagoga da Unidade De forma lúdica, o tema abordou direitos do idoso e o quanto a maioria dos idosos se entrega ao desânimo.
Estimulou atitudes positivas para combater esse estado de espírito negativo, empoderando os idosos e fazendo-os acreditar que ainda são capazes de conduzir suas vidas com maior qualidade e respeito pelos grupos sociais que fazem parte.
A palestra foi realizada na Oficina do LESMA, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que abordou em data anterior a Literatura de Cordel com o grupo de idosos. Foi esclarecido aos usuários, a diferença de Cordel, Repente e Desafio.  O CRAS IV – São João – em atividade interativa criou um cordel homenageando o grupo.
Cordel :
Eu num sô pretensioso,
Sou um simples cidadão,
Que na oficina do LESMA,
Aqui mesmo, no CRAS - São João
Resolvi, por ser tinhoso,
Aceitar uma obrigação
Me incumbir de um repente
Que represente o povão.
Seu Osmir que me perdoe,
Pois lhe tenho admiração,
Mas um cordel que ressoe,
E ganhe esse mundão,
Deve bulir com as pessoas,
E as coisas que nem baião.
Quando cheguei na cidade
Nesse amado rincão
Fiquei muito admirado
O queixo caiu no chão
Como alguém tem a idéia
De fazer tanta confusão
Botar o nome de Lesma
Num grupo de tanta ação.
Nesse tempo que aqui estou
Já vi muita apresentação
Teatro, poesia e música
Fazem prá população
E ainda são arretados
Na socioeducação.
Enfrentam qualquer parada
E não correm da raia não.
Divertem nossas crianças,
Homem, mulher e idoso,
Rico, pobre, remediado,
O simples e o vaidoso
Com muito pouco dinheiro,
Produz algo vultuoso,
Divertindo todo mundo
Com o seu jeito jocoso.
Quem me dera em Lafaiete
Tivesse mais gente assim
Seria um enorme gosto
Que não teria mais fim
Quem fizesse poesia
Nas Praças e nos Jardins
Trazendo prá todo o povo
Uma alegria sem fim.