24 julho 2017

Realizada a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Aconteceu no último dia 22 de Julho no auditório do Centro de Ensino Superior a 11ª conferência Municipal de Assistência Social com a presença de gestores, trabalhadores do SUAS, conselheiros municipais e usuários da política municipal de assistência social.
Mesa de honra da esquerda para direita: SMDS - Secretária Magna Cupertino, CMAS - Presidente  Rita Verona, Câmara Municipal - Vereador Alan Teixeira, Trabalhador - Alberto Lourdes e Usuário do SUAS -  Ivone Tomaz Pires do CRAS Unidade III

A secretária Magna Cupertino apresentou os serviços, programas e benefícios sociais da secretaria e as propostas que deverão ser implantadas pela secretaria.

A palestrante Júlia Restori fez a ministração sobre o tema da Conferência "Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS".

 

No momento  cultural, a Fundação Olhos D'alma fez uma bela e emocionante apresentação do seu coral, o Grupo “Olhos que Cantam”.
 


Os grupos se dividiram nos quatro eixos da Conferência para apresentarem as suas propostas na plenária. 
EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais e EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos Socioassistenciais e EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos Socioassistenciais

Os delegados, representantes de usuários, trabalhadores, conselheiros e entidades foram eleitos na conferência e irão representar o município na Conferência Regional que será realizada em agosto em São João Del Rei.

Maria Rita fez  a linguagem de libras na execução do hino nacional.
 
A intérprete Ruth Adriana esteve o dia inteiro no evento com a linguagem de libras para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva.


Por fim foram eleitas as deliberações da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com mediadora Débora Nunes que coordenou os trabalhos de grupo.

Recomendações 

A Conferência se configura em espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Politicas Públicas nos próximos anos. Desta forma, as propostas finais apresentadas pela 11ª Conferência Municipal de Assistência Social serão encaminhadas aos entes federados (município, estado e união).

Mais fotos do evento