22 fevereiro 2018

Economia solidária realiza agenda de encontros e capacitações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do setor de Economia Solidária, realizou nesta semana uma agenda de atividades que busca contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico de Conselheiro Lafaiete. O setor tem fortalecido suas ações através da articulação, participação e integração com outras secretarias municipais como Cultura, Desenvolvimento Econômico, Obras e Meio Ambiente, grupos de artesanato, associações de catadores de materiais recicláveis e agricultura familiar. As ações visam estreitar a relação entre poder público e sociedade civil do município e região.
Micro Fórum da Economia Solidária de Conselheiro Lafaiete
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Micro Fórum de Economia Solidária de Conselheiro Lafaiete foi representado pela artesã Maria Aparecida do Nascimento no Encontro do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária (FMEPS) em Belo Horizonte. Neste encontro havia representantes do poder público, entidades de pesquisa e fomento e empreendimentos de economia solidária de todo o estado. Eles se reuniram durante dois dias para discutirem a realização da Feira Regional de Economia Solidária, em Ouro Preto, que acontecerá nos dias 02 e 03 de março, além de outras ações que serão realizadas no estado ao longo do ano. 

Reunião do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária em Belo Horizonte

Já no dia 19 de fevereiro, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) receberam representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Obras e Meio Ambiente, Associação de Materiais Recicláveis de Conselheiro Lafaiete (ASMARCOL), Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e representantes do Micro Fórum de Economia Solidária do município para apresentar e planejar a execução do projeto de hortas “Cultivando Sustentabilidade e Colhendo Cidadania”. O projeto ocorrerá na sede da ASMARCOL que fica localizada à Rua Nilder Trivizani, Nº 295C, Bairro Lima Dias.
Reunião de Apresentação do Projeto de Hortas do dia 19/02/2018
    
Ainda no dia 19, um grupo de artesãs participou junto com a assistente social da Economia Solidária da reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária de São João Del Rei (FEPSSJDR) para acompanhar os encaminhamentos da Feira Regional de Ouro Preto e da oficina de formação em Economia Solidária que será realizada no mês de junho.

Reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária de São João Del Rei

No dia 20/02 o Solar do Barão do Suaçuí recebeu a primeira reunião do ano do Micro Fórum de Economia Solidária do município, com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, que fez uma apresentação com o tema “O que é artesanato?”.
Reunião Micro Fórum de Economia Solidária

Geraldo Lafayette explicou sobre a etimologia da palavra artesanato, sua história e importância ao longo dos séculos para o desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade, enfatizando que a história do artesanato nasceu junto com a história do homem diante de suas necessidades básicas.
O secretário ainda explicou sobre o desaparecimento da figura do mestre artesão graças a revolução industrial e o avanço da tecnologia. Tanto em Minas Gerais quanto em nosso país há ainda artesanato produzido da maneira original, entretanto, o grande desafio encontrado na atualidade é o de ter originalidade e criatividade ao produzir artefatos manuais. O grupo presente também teve oportunidade de conhecer uma legítima Viola de Queluz, patrimônio imaterial do município e símbolo da produção artesanal na cidade.

Secretário Geraldo Lafayette durante a reunião do Micro Fórum de Economia Solidária 
Maiores informações sobre Economia Solidária entre em contato pelo número 3769-2575 e/ou e-mail: ecosolidaria@conselheirolafaiete.mg.gov.br. Falar com Fabiana ou Maristela.


Texto e fotos: Fabiana Natividade