21 março 2018

21 de março é o dia internacional síndrome de Down




Exposição com as obras de Breno
Breno José Serafim Dias é artista plástico e portador de Síndrome de Down. Filho de Lincoln Serafim Dias e de Marise Barbosa Dias, é nascido e residente em Lafaiete e funcionário de uma empresa de veículos na cidade e o que nas horas vagas era um hobbie, transformou-se em hábito e arte. Começou a pintar há pouco tempo e já possui um acervo de telas e desenhos em papel.


A síndrome de Down (trissomia do 21 ou SD) é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Tal condição causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus. Estima-se que, a cada 700 nascimentos, 1 bebê tenha a condição. As chances aumentam à medida que a futura mãe envelhece, sendo um dos maiores fatores de risco a gravidez acima dos 35 anos de idade. Trata-se da condição genética. No Brasil, há cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down. (fonte: https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-sindrome-de-down-caracteristicas-causas-e-sintomas/).
Tais condições não impediram que o lafaietense Breno José desenvolvesse capacidade intelectual para dedicar-se às artes, em especial à pintura abstrata. 
A pintura é uma das artes plásticas que desde a Idade da Pedra até o presente momento não parou de evoluir em relação às suas técnicas, temáticas e correntes criativas. Essa arte é uma corrente que teve início no século XX no contexto da vanguarda artística.
No intuito de valorizar o artista e promover a igualdade, a Secretaria Municipal de Cultura realizará uma exposição com as obras de Breno, visando o reconhecimento e a projeção do seu nome. A abertura será dia 21 de março de 2018, às 15h, no saguão do Museu Antônio Perdigão – Praça Tiradentes, nesta cidade. Na ocasião, Breno fará demonstração da sua técnica mostrando, para todos nós que SER DIFERENTE É NORMAL. A exposição estará aberta até sexta-feira dia 23, de 9 às 18h e a entrada é gratuita.