13 dezembro 2019

Relatório físico de novembro de 2019

Proteção Social Básica

Na Proteção Social Básica, o acompanhamento das famílias pelas equipes dos CRAS é fundamental, especialmente para as 1.964 beneficiárias do Bolsa Família, as 2.990 beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e as 87 em situação de descumprimento de condicionalidades.





Em relação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o município pactou com o governo federal o atendimento a 550 usuários não prioritários e 250 prioritários.


Proteção Social Especial
Na Proteção Social Especial, foi pactuado com o governo federal o atendimento a 1.000 famílias e indivíduos em situação de risco, por violação de direitos, 75 famílias e indivíduos que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência (Abordagem), 35 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e 50 famílias e indivíduos em situação de rua. Foi pactuado também com o governo federal, o limite máximo de 15 famílias acolhedoras, através do Serviço no município.


No serviço de ata complexidade, desenvolvido pelas instituições de acolhimento institucional, não governamentais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma parceria onde transfere mensalmente um recursos de cofinanciamento federal.

Benefícios Eventuais
Com relação aos Benefícios Eventuais, foi pactuado com o governo estadual, atender 300 pessoas com a doação de cesta básica. 

Direitos Humanos e Sistema de Garantia de Direitos
Na área de Direitos Humanos, o município pactuou com o governo estadual, atender 40 usuários através do Centro de Convivência para Adultos Especiais (CCAE) e 200 pelo Centro de Referência do Idoso (CRI).


Gestão Cadastramento Único/Programa Bolsa Família
Na gestão do CadÚnico e Programa Bolsa Família, todos os indicadores devem chegar a 1 para melhor avaliação.

Registro e perfil dos usuários
No próximo gráfico, são registrados os usuários nos equipamentos sociais considerados a porta de entrada do município. Segundo dados do IBGE, o município tem perfil para atender 4.453 famílias no Bolsa Famílias e 8.389 pessoas com critérios para o Cadúnico. Já nos CRAS, foi pactuado com o governo federal referenciar 20.000 famílias.
Diagnóstico de vulnerabilidades sociais
A utilização do Diagnóstico, no planejamento de ações da Política de Assistência Social, possibilita direcionar o fazer profissional e a ampliação do olhar, além de maior aproximação com situações vivenciadas nos territórios. Assim, é possível alinhar as ofertas dos serviços, programas, projetos e benefícios com as demandas das famílias e indivíduos.

Controle Social
É uma reunião de diversos atores vinculados a uma determinada política pública. Juntos, eles refletem sobre a realidade local, discutem e decidem sobre uma política ou uma determinada questão. São onze conselhos municipais vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário