04 maio 2020

Ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) no enfrentamento à pandemia


Durante a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, as áreas essenciais da prefeitura continuam a exercer suas atividades. E, a Assistência Social é uma das que integra este hall de ações.
Uma das principais ações priorizadas pelo município, diante desse cenário, envolve a população em situação de rua.
Em Lafaiete há cerca de 40 pessoas nessa situação, e em tempos de medidas de saúde pública, como redução de circulação e isolamento social, a Secretaria e as assistentes sociais do Serviço Especializado em Abordagem Social têm realizado frequentes intervenções nos pontos críticos da cidade.
Nas abordagens já foi emitido passagens para aqueles que desejaram retornar à sua cidade. Para aqueles que ficaram, foram ofertados o aluguel social temporário e emergencial, em regime de república, com atenção especial aos mais idosos. 
Existe articulação para um acompanhamento prioritário para os idosos em situação de rua, oferecendo aluguéis sociais para esse público de risco, de acordo com critérios preestabelecidos.
Abordagem social em 23 de março
As abordagens visando a conscientização desses usuários continuam com os devidos encaminhamentos à rede socioassistencial para acesso as benefícios e serviços sociais.
Com relação à insegurança alimentar, houve um aumento significativo da demanda de cesta básica, em detrimento da pandemia. Para esse benefício social, a Secretaria está prestando os atendimentos remotamente, através das unidades de CRAS e sede da Secretaria, prioritariamente pelos telefones informados abaixo, para evitar qualquer tipo de aglomerações.
Para os casos emergenciais, as equipes da Secretaria estão trabalhando em regime de revezamento, em atendimentos presenciais conforme endereços disponibilizados.
A Secretaria está buscando, dentro da disponibilidade financeira existente, realizar um aumento significativo na aquisição de cestas, além de estratégias com outros grupos e empresas de Lafaiete e região, como MRS, Cruz Vermelha e governo federal, para auxiliar nesse enfrentamento.
Os usuários estão sendo cadastrados em nosso banco de dados, através do sistema informatizado da SMDS, e serão selecionados amparados na Lei municipal 5.153/2009 e seguindo os seguintes critérios prioritários: beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cadastrados no Cadúnico, catadores de reciclados, ciganos e quilombolas. Desde a segunda quinzena de março, 457 cestas básicas e também kits de higiene foram entregues pela Secretaria às famílias que estão em situação de vulnerabilidade e risco social, e seguem por tempo indeterminado enquanto durar a pandemia.

AUXÍLIO EMERGENCIAL – Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, em Conselheiro Lafaiete 2.060 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família e 8.436 inscritas no Cadastramento Único. A equipe do Setor CadÚnico da Secretaria está prestando atendimento e orientações para este público pelo telefone 3769-8119, e em casos emergenciais presencialmente.
O governo federal já está liberando a primeira parcela do auxílio para 1.966 beneficiários do Programa Bolsa Família e está analisando os pedidos das pessoas inscritas no CadÚnico.

CUIDADO COM OS IDOSOS: A Equipe do Centro de Referência do Idoso (CRI), com o intuito de amenizar as consequências do isolamento devido a pandemia do COVID 19 se propôs a realizar atividades online para os usuários do setor, via grupo no aplicativo Whatsapp. O suporte remoto acontece diariamente com a disponibilização de atividades e informações de acordo com a área de atuação de cada profissional. Atualmente o CRI possui 256 idosos cadastrados, desses  foram incluidos 50 no grupo, aqueles que tinham o aplicativo em seu celular.

O Sine, está  atendendo apenas os serviços relacionados ao Seguro Desemprego, Postagens, Recursos, acertos, entre outros.

Atendimentos de 23/03 a 05/05/2020 - Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego


A Secretaria está prestando o atendimento ao público  através dos seus equipamentos socioassistenciais em horário reduzido, conforme decreto municipal 578/2020.
Os atendimentos estão sendo remotos, realizados através dos telefones disponibilizados abaixo. Somente em situações emergenciais os usuários devem procurar os atendimentos presenciais, seguindo assim as recomendações das autoridades de saúde. 




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