Atualmente o município de Conselheiro Lafaiete acompanha cerca de 40 pessoas em situação de rua. A população predominante é do sexo masculino, faixa etária de 18 a 39 anos e dentre os motivos que levaram a situação de rua destaca-se a dependência química, perda de familiares e transtornos mentais.
O número da população em situação de rua que permanece no município é o mesmo, não sofrendo modificações nos últimos tempos. O que percebe-se é alteração no fluxo migratório e tal fator pode parecer que a população em situação de rua aumentou, porém os migrantes não permanecem na cidade, eles rapidamente se deslocam para outros lugares, não excedendo estadia de 03 dias no município. É frequente o relato deles durante os atendimentos no serviço, dizendo que são direcionados para Lafaiete por outros municípios devido a sua localização geográfica. Tal realidade, sobrecarrega o município e gera uma expressiva demanda que inclui atendimentos da equipe técnica do Centro Pop e Abordagem Social, sendo a principal solicitação emissão de passagens.
A crise financeira agravada pela pandemia seguramente tem impacto na dinâmica da população em situação de rua que vive no município, fato este que foram intensificadas as buscas familiares, as orientações sobre prevenção a COVID-19 e os riscos provenientes da vulnerabilidade no contexto da rua.
Certamente, 90% da população em situação de rua aceita o acompanhamento do Centro POP, porém as ações que envolvem esta dinâmica, nem sempre vai de encontro aos anseios gerais do senso comum, que costumam formalizar conceitos próprios, a partir do que é visto no dia a dia. O acompanhamento é amplo e inclui diversas ações, o fato da pessoa permanecer nas ruas não quer disser que ela não está sendo acompanhada. Importante ressaltar que antecede a saída das ruas um trabalho psicossocial intenso no sentido de resgatar percepções do auto cuidado, da importância do tratamento da dependência química, dos vínculos familiares e da autonomia financeira.
A realidade destas pessoas está na contra mão do idealismo de prevenção amplamente divulgado nas mídias sociais. A formação de grupos pela População em Situação de Rua, é comum. É assim que se identificam. É assim que sobrevivem.
Periodicamente são realizadas ações em favor da população em situação de rua no município, no intuito de minimizar os riscos de saúde, mas o desafio é grande.
Importante refletir que a população em situação de rua já enfrenta o isolamento e o distanciamento devido ao processo de desfiliação social que envolve a realidade no contexto das ruas.
O Centro POP auxilia essas pessoas com as seguintes intervenções:
- Acompanhamento psicossocial de acordo com suas demandas;
- Oferta de aluguel social para pessoas idosas em situação de rua;
- Atendimentos no contexto das ruas (orientação e conscientização sobre o COVID-19 e seus riscos com abordagens nas ruas, praças e locais de aglomeração);
- Buscas e contatos familiares;
- Emissão de passagens para os que desejaram retornar para suas cidades;
- Articulação e encaminhamentos para o serviço de saúde;
- Encaminhamentos para emissão de documentos e benefícios sociais.
Contato
Endereço: Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 87, Centro.Telefone: 3769-9051
Email: centropop@conselheirolafaiete.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário