01 fevereiro 2021

Ações para população de rua durante a pandemia

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), constitui-se em unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal.

Durante o período de pandemia, foi realizado o atendimento técnico do Setor a todas as demandas presencialmente pelos técnicos Assistente Social e Psicóloga, totalizando 671 pessoas atendidas em situação de rua.

Atendendo protocolos de prevenção algumas atividades foram interrompidas: a oferta de banho, lanche, guarda de pertences e lavagem de roupas a partir de março/2020.

Em 2020 o município ofertou 142 passagens para Belo Horizonte, em parceria com a administração da rodoviária. Outros destinos identificados como prioritários foram avaliados e liberados, como 144 para Barbacena, 15 para Congonhas e 5 para Juiz de Fora.  Os encaminhamentos para confecção de documentos também foram realizados ininterruptamente.

Foram atendidas todas as demandas de abordagens sociais inclusive em horários flexíveis totalizando 576 abordagens no ano de 2020.

Foi ofertado o benefício aluguel social em caráter especial na modalidade república, porém os usuários não ficaram no imóvel locado. Para a população em situação de rua idosa, identificada como grupo de risco, foram mantidos 05 alugueis sociais também em caráter especial.

Relatório físico de dezembro de 2020



Ações para 2021

- Registro dos usuários e atendimentos no SAGSUAS

- Unificação dos instrumentas de cadastro do Centro POP e abordagem social

- Retornar a oferta de banho, lanche, guarda de pertences, lavagem de roupas e oficinas em grupos, após momento de pandemia.



Centro POP: Av. Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 87 - Telefone: 3769-9051

Nenhum comentário:

Postar um comentário