26 março 2021

IDCRAS aponta melhora nas estruturas dos CRAS

O resultado do IDCRAS 2019,  divulgado no fim do ano passado pelo Ministério da Cidadania, aponta uma evolução nas estruturas dos CRAS no município de Conselheiro Lafaiete.

O IDCRAS, Índice de Desenvolvimento do CRAS, é um indicador sintético que busca medir, de forma indireta, a “qualidade dos serviços” prestados nos CRAS. Por ser um indicador sintético, o IDCRAS comporta em sua composição alguns outros indicadores e, assim, possui maior capacidade de sintetizar diferentes aspectos da realidade vivida nos CRAS.

Fonte: Ministério da Cidadania 

Eles são calculados a partir de três dimensões, a saber: “Estrutura física”, “Recursos humanos” e “Serviços e Benefícios”, no caso dos CRAS. Cada dimensão foi construída com base em uma série de informações consideradas, como mais importantes, para descrever a “qualidade dos serviços”. A seguir são apresentadas tais informações para cada uma das dimensões.

Estrutura Física: A dimensão „Estrutura Física‟ avalia a estrutura do equipamento CRAS, considerando diversos aspectos, tais como a existência de salas de atendimento individualizado e coletivo, condições de acessibilidade, recepção e banheiros, e ainda, a existência na unidade de um determinado conjunto de equipamentos (computadores, veículo exclusivo ou compartilhado, entre outros).

Recursos Humanos: A dimensão Recursos humanos pretende aferir se o quantitativo da equipe de referência é adequado ao porte da unidade, tendo como parâmetro a Norma Operacional Básica – Recursos Humanos (NOBRH).

Serviços & Benefícios: O indicador dimensional relativo a „Serviços & Benefícios” avalia quais as atividades que, no âmbito do PAIF, são desenvolvidas na unidade CRAS, a oferta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para quantos ciclos de vida, e se a unidade realiza cadastramento/ atualização no Cadastro Único, sem „lançar mão‟ dos profissionais de nível superior do PAIF. É também avaliada a articulação que o CRAS possui com outros serviços prestados por outras politicas públicas, como a Educação e Saúde e com o CREAS. 

Lafaiete possui quatro unidades de CRAS, acesse e saiba mais sobre cada uma:

CRAS Unidade I - Barreira

CRAS Unidade II - Resende

CRAS Unidade III - Rochedo

CRAS Unidade IV - Santa Matilde

Dados de janeiro de 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário