No período do inverno o Centro POP intensifica as abordagens para identificar demandas urgentes e dar maior apoio a população em situação de rua. Os encaminhamentos são de acordo com a necessidade de cada caso e a política de assistência social municipal desenvolve, através do serviço, ações em favor deste público, durante todo o ano inclusive. Importante destacar que o município conta também com pessoas da sociedade que, periodicamente, apoiam a população em situação de rua.
Atualmente, 35 pessoas em média, estão em situação de rua, porém este número é modificado a todo o momento, pois esta população tem o hábito de migrar para outros municípios constantemente.
Nos dias 01 e 02 de julho/2021, começou a vacinação da população em situação de rua contra a COVID-19 no município. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de um cadastro do Centro POP e Serviço de abordagem Social de rua. A vacinação aconteceu nos pontos de maior aglomeração desta população e esta estratégia será repetida durante o mês até que todos recebam a vacina. Até o momento, 15 pessoas em situação de rua tinham sido vacinadas.
Serviços oferecidos
Estão sendo oferecidos os seguintes serviços envolvendo Centro POP e Serviço de Abordagem Social:
Ø Atendimentos psicossociais;
Ø Abordagens periódicas por toda a cidade;
Ø Buscas familiares;
Ø Encaminhamentos para os serviços de saúde (Pronto Socorro e CAPS);
Ø Encaminhamentos para emissão de documentos;
Ø Lanche;
Ø Encaminhamento para tratamento dentário;
Ø Concessão de aluguel social em caráter emergencial (idosos e deficientes em situação de rua);
Ø Encaminhamentos para concessão do BPC;
Ø Emissão de passagens;
Ø Articulação constante com o SAMU e Bombeiros para encaminhamentos emergenciais;
Ø Encaminhamentos para tratamento de dependência química;
Como ajudar o morador de rua
Ø Dê orientações simples e claras, sempre direcionando para o serviço especializado de atendimento a população em situação de rua conhecido como Centro POP, LOCALIZADO à Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 87 – Centro – Fone (31) 3769-9051.
Ø Não dê abertura ao julgamento de valores, pois a população em situação de rua se movimenta de acordo com suas necessidades de visibilidade e segurança.
Ø Pense em processos educativos. Conheça, participe, doe para instituições especializadas em auxiliar moradores de rua ou órgãos competentes especializados.
Ø Pense em alternativas de trabalho digno e que atendam a realidade de cada pessoa.
Ø Em casos de perceber a necessidade emergencial de atendimento dos serviços de saúde, ligue para órgãos competentes como SAMU(192) e/ou Corpo de Bombeiros(193).
Ø Em casos de presenciar agressões ao morador de rua, faça denúncia ao Disque Direito Humanos (DISK 100).
Ø Em casos de delitos cometidos por morador de rua contra os próprios colegas ou demais pessoa acione órgãos de segurança pública e siga as orientações deste serviço.
Ø Quando realizar doações diretas ao morador de rua para as demandas de subsistência mais imediatas como por exemplo (lanche, almoço, vestimentas, cobertor), pergunte antes sobre a necessidade, para que sua doação faça sentido para ele. Não fique indignado caso ele não receba sua doação, assim você poderá direcioná-la para outra pessoa.
Em Conselheiro Lafaiete MG, indique a procurar os serviços do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua e Serviço Especializado de Abordagem Social, conhecido como Centro POP.
Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 87 – Centro – Fone (31) 3769-9051.
Nenhum comentário:
Postar um comentário