08 abril 2022

SMDS participa do III Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social


Na manhã da última sexta-feira (08/04) o Cogemas/MG, deu início ao III Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social, em formato híbrido. Presencialmente, respeitando todos os protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19, participaram trezentas e cinqüenta e duas (352) pessoas e de forma virtual, pelo canal do YouTube, mais de mil (1.000) visualizações, apenas na página oficial do Colegiado. Acompanharam o Encontro gestores/as, trabalhadores/as, conselheiros da área, que atuam no âmbito do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, além de pesquisadores e parlamentares.
A mesa de abertura oficial do Encontro, contou com a representação de diversos órgãos e entidades (Cogemas/MG, Congemas, Sedese, Frente Mineira em Defesa do Suas e Coordenação do Curso de Serviço Social da PUC/MG).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através da secretária , Magna Cupertino, dos gerentes Aline Gonzaga e Vagner Valentino, e da coordenadora da Vigilância socioassistencial, Tatiana Borges, esteve representando o município.
Representantes da SMDS com o presidente do Congemas Elias Oliveira 

O primeiro painel, intitulado "O SUAS do presente e do futuro: ameaças, riscos e possibilidades em Minas Gerais e no Brasil", foi coordenado pelo Vice-presidente do Cogemas, José Crus, e contou com valiosa contribuição da Profa. Dra. Aldaíza Sposati e do Deputado Estadual André Quintão, Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS na ALMG.
No período da tarde, dando sequência, sob coordenação da Presidenta Ivone Pereira Castro e do Vice-presidente José Crus, deu-se início ao II Painel Temático, intitulado "A Ruptura do Pacto Federativo frente ao (des e sub) financiamento em vigor no país: o agravamento da extrema pobreza"
O II Painel contou com a valiosa contribuição do Presidente do Congemas, Sr. Elias de Sousa Oliveira e do Prof. Dr. Bruno Lazzarotti da Fundação João Pinheiro.
Esse painel foi essencial para a compreensão do cenário nacional, as pautas que estão em evidência nas instâncias dos SUAS, as rupturas no campo da Assistência Social, em especial ao (des e sub) financiamento em curso no país e seus efeitos nas cidades e na população mais pobre e vulnerável.

Vídeo do III Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário