A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Obras e Serviços Urbanos estão realizando o trabalho urbanístico de Regularização Fundiária nos terrenos que se encontram em situação de irregularidade.
De acordo com o Art.46 da Lei nº 11.977/2009 : “A Regularização Fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
A legislação se estabelece em duas modalidades: Reurb de Interesse Social (Reurb-S) aplicada aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda; Reurb de Interesse Específico ( Reurb- E) aplicada aos núcleos urbanos informais ocupados por população não qualificada como Reurb Social. O procedimento será sem ônus para famílias com renda bruta mensal per capita de até ½ (meio) salário mínimo ou com renda mensal de cinco salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.
No que corresponde ao aspecto social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), enquanto instituição responsável pela efetivação da política de Assistência Social e a garantia dos direitos e cidadania, propõe-se por meio desta a ampliar o acesso à terra urbanizada à população de baixa renda, assegurando o direito social à moradia digna.
As famílias interessadas ou que se julgarem enquadradas na Lei devem procurar a Secretaria de Obras para solicitarem a abertura do protocolo, por conseguinte caberá à SMDS realizar a avaliação socioeconômica do núcleo familiar.
Até o momento, já passaram pela avaliação socioeconomica 51 famílias, dos seguintes bairros: São João, Jardim Europa, Nossa Senhora da Guia e Paulo VI.
Em uma ação pioneira no município a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em parceria com a Faculdade de Direito – FDCL, concluiu a primeira etapa da regularização fundiária. Na manhã desta quinta-feira, 02/06, o Prefeito Mário Marcus assinou a Certidão de Regularização Fundiária, as titulações de legitimação fundiária e o requerimento de protocolo, com a respectiva listagem dos beneficiados que serão encaminhas ao Cartório para inicio do procedimento de registro dos imóveis. Estão sendo encaminhados 79 títulos do primeiro núcleo urbano informal consolidado Nossa Senhora da Guia. Estiveram presentes o Coordenador de Curso da FDCL Sérgio Milagre, o Diretor de Habitação da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete Leandro Magno e o Advogado da FDCL João Paulo do Carmo Matosinhos.
*Colaborou Fernanda Dias, estagiária de serviço social do CRAS Unidade IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário