09 agosto 2022

Agosto Lilás no Centro de Referência da Mulher


Conselheiro Lafaiete conta, desde 08 de março de 2022, com o serviço do CRM-Centro de Referência da Mulher ‘Matilde da Silva Cruz’, localizado à rua Orival Albuquerque, nº 26, bairro Campo Alegre, telefone: 99239-0758. Este mês, estamos em campanha de conscientização pelo fim da violência à mulher e em comemoração ao aniversário de 16 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006.

O CRM foi uma grande conquista para o enfrentamento à violência contra a mulher e o atendimento e devida atenção à vítima de violência. É um espaço de acolhimento/Atendimento psicológico, social, jurídico, de orientação e encaminhamento à mulher em situação de violência, que proporcionará o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.

As intervenções com as mulheres se orientam para o resgate da autoestima, autonomia e autodeterminação para além do acesso a direitos e retificações das violações vividas.

O público alvo, são mulheres, acima de 18 anos, em situação de violência (em sofrimento ou que sofreram) no contexto das variadas relações (familiares, de convivência íntima, namoros, filhos, pais, etc...) e cujo conteúdo remetem às questões de gênero construídas em sistemas de desigualdade; neste contexto precisamos entender a violência contra a mulher como, qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto privada; considerando que a maioria dos casos ocorrem nas relações íntimas e no espaço da casa.

Nesse contexto faz-se necessário entender que a violência sofrida se refere às desigualdades das relações de gênero que se constituíram sócio historicamente e que são amparadas por estruturas e hierarquias que se conectam com questões de classe, raça, geração, territorialidade e outros marcadores sociais. Assim, as experiências de violência das mulheres diferem se são negras e idosas ou se são brancas, com deficiência e ricas, por exemplo. Trata-se, portanto, “de análises interseccionais que levam em conta a grande variedade de marcadores sociais e indenitários que atravessam as experiências das mulheres e que amparam as intervenções relacionadas a elas” nos Centros de Referência.

O objetivo Geral é cessar a situação de violência, sem ferir o direito da mulher à autodeterminação, provendo meios de fortalecimento para tomada de decisões a respeito da violência sofrida. Prevenir situações de violências à mulher.

Outros objetivos, dizem respeito a promover a integração e articulação dos serviços e instituições de atendimento e enfrentamento às mulheres em situação de violência; promover ações de prevenção à todas as formas de violência contra as mulheres nos espaços público e privado; desenvolver práticas de acolhimento, fortalecimento e empoderamento feminino; desenvolver ações que ampliem a autonomia, o acesso, o exercício de direitos e a melhoria das condições concretas de vida da usuária., dentre outros.

PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS

Agosto lilás – Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e comemoração dos 16 anos da promulgação da lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, 07 de agosto de 2006. O centro de referência da mulher, Matilde da Silva Cruz, em campanha preventiva e de enfrentamento à violência doméstica e de gênero, vem por meio desta, convidar para as atividades alusivas ao ‘Agosto Lilás’ em nosso município.

· Atividade: Roda de conversa no CRM

1ª Roda:
Data: 12/08/2022.
Horário: 11h
Roda Preventiva com as varredeiras.

2ª Roda:
Data: 19/08/2022.
Horário: 14:30
Tema: Mulheres em situação de violência e a agressão gerada pelo adoecimento de seus filhos com a participação da PPVD, EMMAP, CAPS, CREAS.

3ª Roda:
Data: 26/08/2022.
Horário: 14:00 horas
Tema: “Espiral ascendente da violência”

· Atividade: Panfletagem na Praça da Rodoviária.
Data: 23/08/2022.
Horário: 13 às14 horas.

· Atividade: Dia “D” “Encerramento da Campanha Agosto Lilás
Data: 30/08/2022.
Horário: 09:00 às 16 horas.

Teremos palestras; oficinas de dramatização; artesanato em garrafas, confecção de rosa de papel crepom, sorteio de brindes”.

O CRM funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 17h, no endereço: Rua Orival Albuquerque, 26 - Campo Alegre– Telefone (31) 99239-0758. E-mail: crm@conselheirolafaiete.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário