08 agosto 2022

Ser Maior retorna com atividades presenciais

 


No dia 03 de agosto foi realizado no SER MAIOR, uma quadrilha para comemorar o retorno das atividades do setor. A festividade contou com a participação ativa de mais de 70 idosos, todos estavam muito felizes e alegres.

O SER MAIOR é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que tem por objetivo ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) para idosos. Tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.


Serão ofertadas várias oficinas para os idosos do nosso município, conforme abaixo:

1 - OFICINA “CAFÉ, PROSA E VIVÊNCIAS” – Terça-feira às 14h: Oficina com o intuito de criar um ambiente de acolhimento e trocas de saberes, propiciando um espaço de construção coletiva, aberto ao diálogo e fortalecimento do vínculo comunitário.

2- OFICINAS “PRÁTICAS CORPORAIS E MOVIMENTAR”- Terça / Quarta-feira às 8h e quarta-feira às 14h: Atividades desenvolvidas respeitando a capacidade funcional do idoso em seu processo singular de envelhecimento. Práticas corporais diversas, que incluem: exercícios de fortalecimento, alongamento, mobilidade, equilíbrio, coordenação, respiratórios. 

3- OFICINA “BEM ESTAR” – Quinta-feira às 8h: Oficina para elaboração do cronograma de atividades da rotina, como também repensar em quais atividades poderão delegar para gerenciar melhor o tempo, assim como inserir atividades de autocuidado.   

4 –OFICINA“ MENTE ATIVA”- Segunda-feira às 8h, terça-feira às 9h e quarta-feira às 15h: Oficina direcionada para preservar ao máximo a memória, com intuito de prevenir possível quadro demencial, minimizando os prejuízos da perda de memória que ocorrem naturalmente com o envelhecimento.

5– OFICINA “MEDITAÇÃO GUIADA” – Quinta-feira às 14h: Será um momento direcionado para o autocuidado e autoconhecimento, contribuindo para um relaxamento físico e mental e para que os idosos possam valorizar as próprias características pessoais, fortalecendo sua autoestima.

6- OFICINA“DURO NA QUEDA” - Sextas-feiras às 8h e 14h: As queixas de desequilíbrio corporal como vertigens, tonturas, sensação de flutuação, desequilíbrio, sensação de quedas, acarretam insegurança em relação à capacidade dos indivíduos de exercerem atividades físicas rotineiras. A terapia de reabilitação vestibular (TRV) é um tratamento complementar, não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados. Os participantes serão idosos com queixa de tontura, vertigens e/ou desequilíbrio.  



Para participar das atividades é necessário inicialmente realizar o cadastro. 

O setor está localizado na  Rua Quincas Alves, 353 – Museu – Telefone: 99239-6827.

Se você é idoso, venha participar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário