28 abril 2023

Ceproi transforma vida de crianças e adolescentes

No período de fevereiro a dezembro de 2022, o CEPROI executou o Plano de Trabalho vinculado ao Termo de Fomento da SEDESE. Participaram das oficinas 77 atendidos e atendidas contabilizando um percentual de mais de 85% de frequência em todas as oficinas. 

As atividades contribuíram para a permanência das crianças e adolescentes na escola, considerando que este é um dos critérios para a participação das oficinas. Metodologicamente, o trabalho assegurou espaço de convivência, referência e integração, às crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade e risco social de forma continuada, permanente e planejada. 


As turmas foram organizadas por ciclos etários nos períodos da manhã e tarde, oferecendo junto às atividades três refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde). Para atender 100% das crianças e adolescentes, as oficinas foram organizadas da seguinte forma: Oficina de Dança- 10 horas semanais e atividades 2x por semana, as turmas foram divididas em até 14 atendidos com duração de 60 minutos cada atividade. Oficina de Esporte e Lazer- 09 horas semanais e atividades 2x por semana, as turmas foram divididas em até 25 atendidos com duração de 60 minutos cada atividade. Oficina de Informática- 10 horas semanais e atividades 2x por semana, as turmas foram divididas em até 12 atendidos com duração de 60 minutos cada atividade, considerando a capacidade do laboratório de informática. 

Tal escopo, contribuiu para minimizar os riscos sociais prevenindo a ocorrência de situações de rompimento de vínculos familiares, prevenção ao uso de drogas/dependência química, a prostituição infantil, gravidez na adolescência, evasão escolar e a falta de perspectivas na vida. 

A realização das atividades colaborou com o desenvolvimento de aptidões individuais, socialização e construção de identidade pessoal. Concretamente, as crianças e adolescentes realizaram apresentação de dança, em um festival no Teatro Municipal de Conselheiro Lafaiete e participaram de atividade externa - campeonato recreativo na Universidade Fasar - estimulando a prática de esportes, a convivência, competitividade além de vivenciar outras realidades esportivas. 


Ao mesmo tempo, porém não menos importante, a oficina de informática contribuiu para a inclusão digital, proporcionando acesso e conhecimento de informática através do pacote Office. 

Também foi possível promover momentos prazerosos de lazer digital visando aproximar os atendidos desta modalidade de comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário