A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) divulgou, na terça-feira (23/4), guia com orientações técnicas sobre o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF). O material busca orientar para utilização do sistema e o preenchimento dos documentos utilizados por profissionais que trabalham diretamente com famílias acompanhadas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O PAF é um instrumento para registrar o processo de acompanhamento das famílias realizado pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) nos municípios do estado.
"A divulgação dessas orientações técnicas representa um importante avanço na qualificação do trabalho desenvolvido pelos profissionais da assistência social no estado. Com essas diretrizes claras e objetivas, esperamos fortalecer ainda mais o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade", destacou Mariana Franco, subsecretária de Assistência Social da Sedese.
Melhoria no atendimento
O guia fornecido pela Sedese dá suporte qualificado e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade, com estratégias específicas para atender às suas necessidades e promover o seu desenvolvimento integral.
As orientações técnicas contidas no manual vão auxiliar no planejamento, execução e padronização do registro dos dados e das ações realizadas durante o atendimento às famílias que estão em risco social e sofrem violação de direitos, contribuindo para atuação uniforme e eficiente dos serviços socioassistenciais em Minas Gerais.
Construção participativa
Os modelos metodológicos do Plano de Acompanhamento Familiar foram produzidos pela Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em 2023, e são ferramentas essenciais no trabalho dos profissionais que atuam especialmente no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Além do guia, as equipes da Subsecretaria de Assistência Social da Sedese vão realizar ações de apoio técnico e capacitação junto aos municípios para a utilização e implementação do manual.
Guia com orientações técnicas sobre o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF)
Fonte: Sedese
Nenhum comentário:
Postar um comentário