Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18 de junho , uma ação realizada pelas equipes do CREAS e eMulti em prol do Junho Violeta: mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A ação teve início com uma caminhada, partindo da Igreja de São João em direção à Praça dos Ipês, no bairro Rochedo. Técnicas do CREAS e eMulti fizeram as intervenções iniciais, explicitando o motivo da mobilização.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho. A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade, despertando-a para ações que ajudem a coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa vítima de quaisquer tipos de violência/vioalção de direitos.
Nos primeiros seis meses de 2024, já foram registradas 74 mil denúncias de violações contra pessoas idosas na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Disque 100). Nos seis primeiros meses de 2023, foram registradas mais de 65 mil denúncias de violência. Essenúmero representa aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023.
Os tipos de violência mais comuns, registrados por meio do Canal do Disque 100 são: negligência, violência psicológica, maus tratos e violência patrimonial. Contudo, é imporante destacar que violência física e a violência sexual também fazem parte do rol de violações que acometem pessoas idosas.
Despertando a consciência
Ao chegarmos no destino final da caminhada - Praça dos Ipês - a equipe do CREAS realizou uma aborgagem em grupo, utilizando a música Couro de Boi (Sérgio Reis) para tratar trazer reflexões sobre o contexto das relações familiares e de questões que podem ser caracterizadas como violência/violação de direitos - orientados pelas técnicas do CREAS sobre as violações de direitos. Entregou-se aos participantes um "Violentômetro", com o objetivo de que o mesmo seja um guia na identificação de situações que possam se caracterizar como violências às pessoas idosas.
Posteriormente, foi dada sequência ao encontro com a Dança Circular com apoio do eMulti. Contou-se ainda com a participação de profissionais e estudantes da ESTEC, ofertando serviços de aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Importante mencionar o apoio à campanha pelo PSF Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário