15 julho 2024

Atuação Socioassistencial em Contextos de Emergência e Calamidade Pública

É com grande prazer que estendemos o convite para participarem do Curso sobre Atuação Socioassistencial em Contextos de Emergência e Calamidade Pública, uma iniciativa da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Este curso destina-se a gestores, conselheiros, representantes dos usuários em conselhos e comissões, e trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assim como demais profissionais que atuam de forma interdisciplinar nas áreas de direitos humanos e defesa civil.
Durante a capacitação, os participantes poderão explorar conceitos essenciais de emergência e calamidade pública, além das funções da Defesa Civil. O curso abordará ainda o processo de decretação de estado de emergência, o uso da ferramenta S2ID para planos de contingência e recursos, o papel crucial do Gabinete de Crise, a elaboração de planos para redução de riscos e colaboração entre entes federados. A atuação interdisciplinar entre a vigilância socioassistencial e Serviços de Proteção Social também serão foco da capacitação. Estratégias pré, durante e pós emergências, bem como habilidades de gestão para financiamento, completam o curso, preparando os participantes para lidarem melhor com essas situações.

Como funciona a capacitação?
O curso é totalmente online e gratuito, com todas as atividades e materiais disponibilizados na plataforma de ensino a distância EducaSuas/MG. Os participantes podem acessar e acompanhar o conteúdo de forma flexível. A capacitação estará disponível de agosto a outubro, período durante o qual os participantes devem concluir todas as atividades propostas.
Para obter a certificação, é necessário completar as seguintes atividades:
  • Leitura das apostilas e materiais complementares;
  • Assistir as videoaulas;
  • Realizar exercícios de fixação e demais atividades interativas;
  • Realizar a atividade avaliativa final e ter no mínimo 60% de aproveitamento.
Detalhes do curso:
  • Período de inscrições: 15/7 a 14/8
  • Link: bit.ly/3qBizeD (acesso apenas via computador)
  • Período da oferta: 19/8 a 18/10
  • Modalidade: 100% online (autoinstrucional)
  • Duração: 20 horas divididas em três módulos didáticos
  • Público-alvo: Gestores, conselheiros, representantes dos usuários em conselhos e comissões, e trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assim como demais profissionais que atuam de forma interdisciplinar nas áreas de direitos humanos e defesa civil.
 Importante:
  1. É necessário que o participante se inscreva com seu e-mail pessoal, pois o acesso à plataforma será concedido por meio dele. Evite usar e-mails acessados por mais de uma pessoa para evitar problemas de acesso.
  2. O login e acesso à plataforma EducaSUAS/MG serão disponibilizados até o dia 19 de agosto, via e-mail indicado no ato da inscrição.
Para mais informações sobre o processo de inscrição, entre em contato pelo e-mail: dgtep@social.mg.gov.br.



Fonte: Sedese

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