28 março 2025

I Encontro Estadual de Gestoras de Minas Gerais

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: a Deputada Federal Gracy Elias; a Ouvidora Geral Estadual Gabriela Siqueira; a Deputada Estadual Ana Paula Siqueira; a Desembargadora Evangelina Castilho Duarte; a Promotora de Justiça e Coordenadora de todas as Promotorias de Enfrentamento à Violência Doméstica, Dra. Denise Quersone Coelho; a Delegada Letícia C. Reis , a Defensora Pública e Coordenadora de Enfrentamento à Violência Doméstica, Dra. Luana Barbosa, o Secretário de Governo Matheus Aro; a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Sra. Ale Portela, a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Sra. Joana Coelho; entre outras autoridades.

Presentes mais 450 pessoas e abordou temas essenciais para o enfrentamento à violência contra a mulher em vários espaços, contando com a participação ativa da rede de proteção em nível estadual para o enfretamento a violência doméstica.

Durante os debates, a Dra. Denise Quersone ressaltou a necessidade de apoio aos três eixos fundamentais para a promoção da equidade de gênero: educação, saúde e espaços de poder para as mulheres. Além disso, destacou sua participação na Comissão de Equidades de Gênero da ONU, representando Minas Gerais, reforçando que o Brasil é um dos 189 países signatários deste compromisso internacional.

A Subsecretária Joana Coelho enfatizou o sucesso do protocolo "Fale Agora", que já capacitou presencialmente 16 municípios presencialmente e diversos remotamente. Destacamos que o Centro de Referência da Mulher (CRM) de Conselheiro Lafaiete trouxe essa capacitação para o município com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) de forma presencial.

A Desembargadora Evangelina Duarte salientou a importância do alinhamento entre os setores no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a necessidade de celeridade na defesa dos direitos, garantindo a humanização da escuta e respeitando o tempo da mulher na tomada de providências.

Foram apresentados diversos programas estaduais de proteção, como:

"Trajeto Moda", que fomenta o empreendedorismo feminino através da confecção de roupas;

"Voz Delas", que qualifica e emprega mulheres em situação de violência;

A participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) no fortalecimento do empreendedorismo feminino Também esteve presente.

Estavam presentes no evento Elidiane Vasconcelos em representação ao executivo municipal de Lafaiete e as Vereadoras Simone do Carmo, Damires Rinarly e Cida Toledo, membros da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.


Dessa forma, avaliamos que Conselheiro Lafaiete tem trilhado um caminho sólido e eficiente na busca pelas melhores práticas no atendimento às mulheres, consolidando-se como referência na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento à violência contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário