De acordo com a portaria 1.084/2025, o novo prontuário integrará dados com o Cadastro Único (CadÚnico) em tempo real, permitindo que as informações das famílias sejam recuperadas automaticamente durante os atendimentos. As principais inovações da nova versão incluem: Recuperação automática de dados do CadÚnico, visualização do histórico completo de atendimentos da família, geração de relatórios de apoio à gestão e ao monitoramento das ações, além da redução do tempo de atendimento e do aumento da eficiência para técnicos e gestores.
Inicialmente, a utilização do novo sistema será focada nas unidades do CRAS, voltando-se principalmente aos equipamentos que ainda não possuem sistema próprio — o que corresponde a cerca de 80% da rede SUAS. A integração e a operação simultânea com sistemas já existentes serão realizadas em etapas posteriores.
Entenda o sistema:
Com potencial de alcançar mais de 240 mil profissionais em todo o país, o Prontuário Eletrônico é um instrumento que registra o histórico de atendimentos e acompanhamentos realizados com famílias e indivíduos, além dos atendimentos coletivos dos serviços no SUAS, evitando a repetição de informações. Além de facilitar o trabalho dos profissionais da rede, do Prontuário eletrônico do SUAS amplia a capacidade de monitoramento e gestão das ações socioassistenciais, qualifica o atendimento e a oferta de serviços e benefícios, garantindo direitos aos usuários da Assistência Social.
Fonte: MDS
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