18 junho 2015

Realizada em Lafaiete VI Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Foi realizada hoje a VI Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional – Vertentes I, no Centro Cultural da Escola Estadual “Narciso de Queirós”, com o  tema: “Comida de verdade no campo e na cidade”.

Conceição Maria do Carmo (Tutuca)
Zilda Helena dos Santos Vieira
Representantes da sociedade civil e da área governamental dos municípios de Lafaiete, Barbacena,  Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Lamim, Santana dos Montes, Casa Grande, Belo Horizonte, Capela Nova, Ouro Preto, Itabirito, Senhora de Oliveira, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Alto do Rio Doce, Carandaí, São joão Del Rei e Ressaquinha participaram do evento.

Durante a conferência a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou o Plano Municipal de Segurança Alimentar de Conselheiro Lafaiete, o primeiro município da região a concluir o documento.

O coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar, Carlos Roberto Batista afirmou que a Conferência também discutiu a alimentação não só como forma de combate a pobreza, mas também uma alimentação saudável com o consumo de produtos sem agrotóxicos. O coordenador parabenizou a prefeitura de Conselheiro Lafaiete por assumir o compromisso de apresentar o Plano Municipal de Segurança Alimentar, que segundo ele, será modelo para outros municípios para a implementação de políticas públicas.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira destacou que o Plano Municipal de Segurança Alimentar é o primeiro passo para a realização de políticas públicas para a área nos próximos 10 anos. “É um instrumento que garante a segurança alimentar visando o acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais”, disse.
Presente ao evento o vice-prefeito Darci Tavares, afirmou que é de extrema importância os municípios se reunirem para discutir em conjunto ações que visam combater a pobreza, buscando também meios para disponibilizar a população alimentos cada vez mais saudáveis. Darci Tavares destacou ainda que nos últimos dois anos a prefeitura vem trabalhando para incentivar a agricultura familiar aumentando também a quantidade de produtos hortifrúti na merenda das escolas municipais.
Foram debatidos os seguintes eixos que se transformarão em propostas para Conferência Estadual:
  • Eixo 1: Comida de verdade: avanços e desafios para a conquista da alimentação saudável, adequada, solidária e sustentável e da soberania alimentar de Minas Gerais por meio da adoção de estratégias intersetoriais que garantam o alcance das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional ;
  • Eixo 2: Debater as Políticas Públicas enquanto garantia do direito humano à água: perspectivas e desafios;
  • Eixo 3: Consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - SISAN em Minas Gerais;
  • Eixo 4:Cultura alimentar tradicional dos povos e comunidades tradicionais: produção, beneficiamento, acesso, transporte. racismo e criminalização.
    Delegados que vão representar os municípios da região Vertentes I na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional