02 julho 2015

Já começou a revisão de 2015 das famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)

O processo anual de revisão cadastral das famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), iniciado em 2014, foi concluído no último mês de maio. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 9 milhões de famílias mantiveram o desconto na conta de luz, graças aos esforços dos municípios e ao empenho das próprias famílias em atualizar as informações cadastrais.
Dando sequência a essa rotina, a revisão de 2015 da TSEE já está em curso.   
As famílias estão incluídas na revisão cadastral da TSEE por motivos diversos, como: renda superior ao definido para a TSEE, problemas nas informações das unidades consumidoras, etc. No entanto, o público que demanda atenção do Cadastro Único são aquelas famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos.
A Aneel realizou o cruzamento entre a base de beneficiários da TSEE do mês de dezembro de 2014 e a base do Cadastro Único de janeiro de 2015 e repassou, para as empresas distribuidoras de energia, a lista das famílias com dados desatualizados. As distribuidoras encaminharam, no mês de maio, cartas para que essas famílias comparecessem aos postos de atendimento presencial das empresas. Veja o modelo da carta.
Os cancelamentos de quem não realizou a atualização começaram em junho. Caso a família beneficiária tenha atualizado o cadastro entre fevereiro e junho, basta que procure a distribuidora de energia elétrica de sua região. Como desde dezembro foi dado acesso às empresas para consulta à base de dados do Sistema do Cadastro Único, as gestões municipais do Cadastro Único não precisam encaminhar qualquer documentação.

Atenção: a maior parte dessas famílias também está nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral deste ano, lançados pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Por conta da notificação sobre o cancelamento do desconto da TSEE, essas famílias buscarão a atualização cadastral antes do previsto no cronograma da Revisão e da Averiguação.