As ofertas, publicadas na internet, incluem vagas de emprego, cursos de qualificação profissional e orientações para acesso ao microcrédito produtivo
Conjunto articulado de ações de inclusão produtiva para o público do Cadastro Único, o Plano Progredir está completando seu primeiro ano e traz diversas oportunidades. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com apoio dos ministérios da Educação (MEC), Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Trabalho (MT) e da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a iniciativa oferece vagas de emprego, cursos de qualificação profissional e orientações para acesso ao microcrédito produtivo.
Atualmente, estão disponíveis cerca de dez mil vagas de emprego e 1.452 cursos presenciais e a distância. O microcrédito produtivo, disponível na rede instituições bancárias parceiras do programa, oferta R$ 3,3 bilhões. No portal do Progredir há 44 mil usuários e 23 mil currículos cadastrados, além de ações de educação financeira, editais de tecnologia social e oficinas preparatórias para o mundo do trabalho programadas para 1.100 municípios.
Para aproveitar essas oportunidades gratuitas, o cidadão inscrito no Cadastro Único, inclusive o beneficiário do Programa Bolsa Família, deve acessar o Portal Progredir, no endereçowww.mds.gov.br/progredir e se cadastrar.
Os cidadãos que se registram no Portal podem elaborar um currículo profissional, disponível para instituições parceiras que oferecem vagas de emprego no próprio portal. Após a criação do currículo é possível encaminhá-lo para qualquer vaga de seu interesse, com seu perfil profissional, na localidade desejada.
Oportunidades para gestores municipais
No mesmo portal, os gestores municipais também podem registrar seu município, ente ou órgão público e participar da Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social, um ambiente para cadastramento de usuários e compartilhamento das oportunidades de inclusão produtiva. Para registrar o município, o gestor deve acessar o portal e clicar em Rede de Parceiros. A Rede já conta com quase 400 apoiadores, dos setores público e privado, com ações para ampliar a inclusão produtiva da população do Cadastro Único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário