15 fevereiro 2020

Conselheiros tutelares da região são capacitados em Lafaiete

Secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, deu as boas vindas e agradeceu os conselheiros tutelares pela participação no curso
Em uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Faculdade de Direito (FDCL) e Faculdade de Serviço Social (CES), 46 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2020/2023 das cidades de Conselheiro Lafaiete, Caranaíba, Catas Altas da Noruega, Casa Grande, Cristiano Otoni, Itaverava, Queluzito, Lamim, Rio Espera e Santana dos Montes foram capacitados.
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nízia Torres), Faculdade de Direito (Waidd Francis) e Faculdade de Serviço Social (Thaíse Seixas e Prof. Túlio)
O curso, totalmente gratuito, foi realizado nos dias 1º, 08 e 15 de fevereiro, pelas manhãs, na Faculdade de Direito e Centro de Ensino Superior. A capacitação abordou os seguintes temas: História da legislação da criança e do adolescente, reflexões sobre medidas protetivas, socioeducativas e atos infracionais, conhecendo os órgãos e serviços do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, ética e atuação do conselheiro tutelar e estudos de caso, além de palestras sobre a desconstrução de mitos sobre a infância.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Sra. Nizia Ramos, os cursos foram abertos para outras cidades que pertencem à Comarca e a parceria com as faculdades foram essenciais para que todos tivessem a oportunidade de participar. “É exigido que todos os conselheiros realizem esse curso no início do mandato, e então, em conversa com a Promotora de Justiça, Dra. Liliale Ferrarezi Fagundes, ela sugeriu que nós fizéssemos essa capacitação para os outros municípios, porque é mais difícil para as demais cidades arcarem com uma capacitação, ainda mais desse nível. Felizmente, nós tivemos a parceria da Faculdade de Direito e do CES, ofertando o curso gratuitamente para todos os municípios, conselheiros e suplentes”.









Promotora Dra. Lilialle Ferrarezi, também contribuiu como palestrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário