Desde março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Social (SMDS) vem traçando ações no enfrentamento à Covid-19 através de
monitoramento e orientação à população em situação de vulnerabilidade. Nesses
quatro meses, as ações realizadas incluiram pessoas em situação de rua, idosos,
casos emergenciais e aqueles que necessitam de questões básicas como
alimentação.
População em situação de rua
Em Lafaiete há cerca de 40 pessoas nessa situação, e em tempos de
medidas de saúde pública, como redução de circulação e isolamento social, as assistentes sociais do Serviço Especializado em Abordagem
Social têm realizado frequentes intervenções nos pontos críticos da cidade. Nas
abordagens já foram emitidas passagens para aqueles que desejaram retornar à sua
cidade. Para aqueles que ficaram, foram ofertados o aluguel social temporário e
emergencial, em regime de república, com atenção especial aos mais idosos.
Existe articulação para um acompanhamento prioritário para os idosos em
situação de rua, oferecendo aluguéis sociais para esse público de risco, de
acordo com critérios preestabelecidos. Foram realizadas 27 abordagens em junho, e elas continuam acontecendo visando a conscientização
desses usuários com os devidos encaminhamentos à rede
socioassistencial para acesso as benefícios e serviços sociais.
Casos emergenciais e questões básicas como alimentação
Com relação à insegurança alimentar, houve um aumento significativo da demanda de cesta básica, em detrimento da pandemia. Para esse benefício social, a Secretaria está prestando os atendimentos, através das unidades de CRAS e sede da Secretaria.
A Secretaria buscou realizar um aumento significativo na aquisição de cestas, além de estratégias com outros grupos e empresas de Lafaiete e região, como MRS, Cruz Vermelha e governos estadual e federal, para auxiliar nesse enfrentamento. Os usuários estão sendo cadastrados nos bancos de dados, através do sistema informatizado da SMDS, e serão selecionados amparados na Lei municipal 5.153/2009 e seguindo os públicos prioritários: beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cadastrados no Cadúnico, catadores de reciclados, ciganos e quilombolas. Desde a segunda quinzena de março (período de 23/03 a 16/07/20), foram concedidos 992 cestas básicas e também kits de higiene às famílias que estão em situação de vulnerabilidade e risco social, e seguem por tempo indeterminado enquanto durar a pandemia.
Cuidado com os idosos
A Equipe do Centro de Referência do Idoso (CRI), com o intuito de
amenizar as consequências do isolamento devido a pandemia do COVID 19 se propôs
a realizar atividades online para os usuários do setor, via grupo no aplicativo
Whatsapp. O suporte remoto acontece diariamente com a disponibilização de
atividades e informações de acordo com a área de atuação de cada profissional.
Atualmente o CRI possui 256 idosos cadastrados, desses foram incluidos 50 no
grupo, aqueles que tinham o aplicativo em seu celular.
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