A Portaria nº 100 aprova a Nota Técnica nº 36/2020, que traz diretrizes para o funcionamento da rede socioassistencial de Proteção Social Básica (PSB) e de Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade do SUAS. O objetivo é assegurar a manutenção da oferta do atendimento à população nos diferentes cenários epidemiológicos da pandemia.
Segundo a publicação, a manutenção desses serviços no contexto atual exige a “adoção de medidas e procedimentos para a reorganização de unidades, dos serviços socioassistenciais, do atendimento e das equipes, a fim de assegurar maior aderência às recomendações sanitárias”. Assim, a Nota Técnica é destinada a gestores, trabalhadores, coordenadores ou dirigentes de unidades de atendimento para subsidiar o funcionamento em condições de segurança para usuários e profissionais do SUAS.
Entre as recomendações estão, por exemplo, o mapeamento das populações em situação de vulnerabilidade e risco social mais afetadas pela pandemia, e da rede de serviços disponíveis no território.A nota traz também orientações para o planejamento de ações e a elaboração de planos de contingência com medidas relacionadas à prevenção ao novo coronavírus, e instruções para a reorganização das unidades, dos serviços e das equipes no âmbito da PSB e da PSE de Média Complexidade.
Com informações do Ministério da Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário