08 novembro 2022

Realizada a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizaram hoje (8), a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queirós.

A conferência, convocada através da resolução 21/2022, teve como tema central: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
A abertura do evento contou com uma bela apresentação dos alunos da Escola Municipal Marinho Fernandes.

A mesa foi composta da seguinte forma: Oswaldo Barbosa - vereador representando o Legislativo municipal, Cléber Múcio - Presidente do CMDCA, Magna Cupertino - Secretária da SMDS, Simone do Carmo - Secretária de governo representando o prefeito municipal, Odete Acácia - aluna da escola Monsenhor Horta representando os adolescentes e Ana Paula - presidente do Conselho Tutelar.
Todos os componentes da mesa fizeram uso da palavra e expuseram vivências e avaliações sobre o tema, deixando sempre evidente a importância da realização da conferência. “Momento importante para o nosso município, para melhorar os caminhos de avanços em políticas públicas”, destacou o presidente do CMDCA, Cléber. “Que esse momento possa transformar pra melhor a vida das crianças e adolescentes”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Magna.




Para discorrer sobre o tema central foi convidada a pedagoga Cláudia Martinha Barbosa, pós graduada em neuro psicopedagogia clínica e institucional, coordenadora da Rede Cidadã dos territórios de Ouro Preto e Itabirito, Presidente do CMDCA de Itabirito, Presidente do COMAD de Ouro Preto, Vice presidente do CMAS e CMDCA de Ouro Preto, e presidente do Comitê de Enfrentamento do Trabalho Infantil de Ouro Preto.

O evento contou com participação de autoridades, representantes de usuários, estudantes, conselheiros municipais, membros da sociedade civil, representes dos trabalhadores da área e de entidades. 90 pessoas realizaram a inscrição que foi feita de maneira virtual por meio de formulário eletrônico.





Na parte da tarde os grupos se reuniram para discutir os cinco eixos temáticos e formularem as suas propostas.




Delegados eleitos para representarem o município na Conferência Estadual

O encerramento da conferência contou com um show de apresentação do grupo Xadrex dance e alunos da Escola Estadual Monsenhor Horta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário