Agora você pode obter mais informações sobre o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD) diretamente pelo portal da SAGICAD. Esse índice permite identificar situações de vulnerabilidade social através de dados do Cadastro Único, auxiliando no desenho e acompanhamento de políticas públicas.
O que é IVCAD?
O Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD) possibilita identificar situações de vulnerabilidade social por meio das informações presentes no Cadastro Único.
O IVCAD sintetiza dimensões que sinalizam circunstâncias que podem representar uma vulnerabilidade para a família incluída no Cadastro Único.
Como o IVCAD é construído?
- Por meio de 40 indicadores, são sintetizadas 6 dimensões de vulnerabilidade:Necessidade de Cuidados;
- Desenvolvimento na Primeira Infância;
- Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes;
- Trabalho e Qualificação de Adultos;
- Disponibilidade de Recursos; e
- Condições Habitacionais.
Cada um dos 40 indicadores utilizados representa uma situação de vulnerabilidade. Se a possível situação de vulnerabilidade estiver sendo vivenciada pela família, o indicador assume o valor 1, caso contrário, seu valor é 0.
O índice de cada dimensão é construído a partir da média dos indicadores que compõem a dimensão.
Já o IVCAD resulta da média dos seis índices das dimensões. O IVCAD varia entre 0 e 1: quanto maior a vulnerabilidade social mais próximo de 1 será seu resultado.
Como o IVCAD será apresentado?
Uma das formas apresentadas do IVCAD é o formato de um único índice sintético, que qualifica a incidência de múltiplas vulnerabilidades sociais e facilita ordenamento de diferentes regiões geográficas e de famílias, em um ponto no tempo ou ao longo de um período.
Também são apresentados os índices sintéticos para cada dimensão, assim como um painel dos indicadores que compõem cada dimensão. O painel de múltiplos indicadores possibilita um uso mais completo das informações de cada dimensão e a identificação de quais vulnerabilidades sociais merecem mais atenção.
Uma característica importante do IVCAD é que todos os índices apresentados são calculados para cada família e podem ser calculados para diferentes grupos populacionais, como famílias chefiadas por mulheres ou famílias com crianças na primeira infância. Os filtros presentes na ferramenta do Observatório do Cadastro Único possibilitarão a análise para esses recortes da população.
Para que serve o IVCAD?
Possibilita identificar tanto quem são as famílias vulnerabilizadas, assim como quais são as situações de vulnerabilidade. Dessa forma, são três os objetivos principais: Ser um instrumento de gerenciamento e diagnóstico a respeito das experiências familiares em relação às vulnerabilidades sociais;
Ser um instrumento para desenho e acompanhamento de políticas públicas que atuem nas 6 dimensões de vulnerabilidade, auxiliando a gestão local;
Ser um instrumento para integração de políticas/intervenções transversais e complementares ao fortalecer o uso do Cadastro Único por outros órgãos e entidades federais, estaduais, distritais e municipais, principalmente nos processos de planejamento, de gestão e de implementação de programas sociais voltados à população de baixa
Quem pode usar o IVCAD?
- Governos das três esferas: federal, estadual e municipal;
- Organizações Não-Governamentais (OSCs);
- Grupos da sociedade civil e de controle social;
- Instituições do setor privado;
- Academia e pesquisadores.
Como visualizar os resultados do IVCAD?
Os resultados no IVCAD podem ser visualizados no Observatório do Cadastro Único, um painel interativo com dados do Cadastro Único. São encontradas, por meio dele, informações para todos os níveis de gestão descentralizada. Clique aqui para acessar.
Fonte: MDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário