29 dezembro 2022

Balanço SMDS 2022


Em 2022, apesar da diminuição e falta de regularidade de repasses financeiros por parte dos governos estadual e federal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) conseguiu manter seus serviços e programas em funcionamento para atendimento aos usuários, inclusive aumentando a concessão de cestas básicas nos CRAS.
Serviços como o Centros de Convivência para Adultos Especiais (CCAE), e para o Idoso "Ser Maior" (CRI), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), retornaram com suas atividades, interrompidas devido à pandemia Covid-19.
A SMDS em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou em novembro a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Foi executado pelos CRAS a ação social "CRAS nas Comunidades", uma iniciativa que visa levar até a localidade os serviços e programas sociais ofertados. Algumas comunidades beneficiadas pela ação foram: Mato Dentro, São Vicente, Buarque de Macedo, São Gonçalo e Jardim Europa.
O ano também foi marcado pela inauguração do Centro de Referência da Mulher, em março, e das novas instalações do Sine, em novembro.
Um marco para a assistência social do município foi a Lei Municipal do SUAS, sancionada pelo prefeito municipal em setembro. A conquista contou com grande apoio do Conselho Municipal de Assistência Social.


Principais ações realizadas pela SMDS em 2022

Centro de Convivência retoma atividades presenciais



No dia da mulher Prefeitura inaugura em Lafaiete o Centro de Referência da Mulher


Prefeitura e entidades parceiras iniciam Operação Acolhida para atendimento a população em situação de rua
Em 19 de maio


SMDS reúne servidores para uma roda de conversa


Novos conselheiros tomam posse no Conselho Municipal de Habitação


Ações conjuntas visam proteger população de rua das baixas temperaturas
Em 25 de agosto







Nenhum comentário:

Postar um comentário